quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

História da Organização das Moças

“É bom olhar para o passado para valorizarmos o presente e adquirirmos perspectiva para o futuro”.

Presidente Gordon B. Hinckley


História da Organização das Moças


Origem da Organização das Moças

Brigham Young Organiza as Moças (1869)
Fundada em 1869, a organização das Moças era originalmente conhecida como Young Ladies’ Department of the Cooperative Retrenchment Association [Divisão de Moças da Associação de Resguardo Mútuo]. Brigham Young, segundo Presidente e profeta da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, convocou as filhas com suas respectivas mães, para uma reunião especial em sua sala de estar.
Depois da oração familiar, o Presidente Young dirigiu-se a sua família. Entre outras coisas, ele disse:
“Desejo que se resguardem de vestirem-se, comer e até falar de modo extravagante. Chegou o momento das irmãs unirem-se (…) para ser um exemplo digno de ser imitado pelas pessoas do mundo. (…) É preciso que as jovens filhas de Israel obtenham um testemunho vivo da verdade. (…) Estamos prestes a organizar uma Associação de resguardo, a qual desejo que todas vocês se unam, e quero que se comprometam a resguardar-se (…) de tudo que não for bom e belo, que não se permitam ser infelizes, mas que vivam de modo a terem a verdadeira felicidade nesta vida e na vida futura” (Janet Peterson and LaRene Gaunt, Keepers of the Flame(1993), p. xi).
A Primeira Presidência Geral das Moças É Organizada (1880)
De 1869 a 1880, a nova organização das Moças funcionou somente em nível local e não possuía uma presidência geral. Ella Young Empey foi a primeira presidente local, e outras associações locais também foram organizadas.
Em 1877, o nome da organização mudou para Young Ladies’ National Mutual Improvement Association (sigla YLMIA) [Associação Nacional de Melhoramentos Mútuos das Moças (sigla ANMMM)] para combinar com o nome Young Men's Mutual Improvement Association (YMMIA) [Associação de Melhoramentos Mútuos dos Rapazes (AMMR)], que fora fundada em 1875.
Em 19 de junho de 1880, a primeira presidência geral da ANMMM foi organizada sob a direção do Presidente John Taylor, com Elmina Shepard Taylor como presidente geral. Clique nos links abaixo para obter informações sobre as presidentes gerais e os acontecimentos memoráveis da história da organização das Moças.


Atual Liderança Geral das Moças


"Creio firmemente que uma jovem virtuosa (...), guiada pelo Espírito, pode mudar o mundo"
(Elaine S. Dalton, "Retorno á Virtude")



Elaine Dalton
Presidente Geral das Moças

Elaine Dalton nasceu e foi criada em Ogden, Utah. Formou-se em Letras na Universidade Brigham Young.

A irmã Dalton casou-se com Stephen E. Dalton no Templo de Salt Lake. Eles têm cinco filhos e uma filha, e são avós de dez netos.













Mary N. Cook
Primeira Conselheira da Presidência Geral das Moças

Profissionalmente, Cook foi professora de educação especial, administradora e diretora de escola de ensino fundamental. Ela se formou e fez mestrado em fonoaudiologia, além de formar-se em educação infantil, na Universidade Brigham Young.
Ela criou quatro filhos do primeiro casamento do Élder Cook dos quais vieram dezessete netos.







Ann M. Dibb
Segunda Conselheira da Presidência Geral das Moças

Ann Dibb nasceu e foi criada em Salt Lake City. Formou-se em educação infantil pela BYU. É casada com Roger Dibb, e eles têm uma filha e três filhos.
A irmã Dibb teve a oportunidade de permanecer no lar e ser dona de casa em tempo integral. Ela serviu em cada uma das auxiliares da Igreja. 





História do Programa de Realizações das Moças

O Progresso Pessoal é um programa inspirado que “ajuda cada moça a compreender a vontade de Deus em relação a ela, incentiva-a a guardar Seus mandamentos e prepara-a para fazer e manter os convênios sagrados do templo. Ele lhes fornece meios de contribuir para seu lar agora e a preprara para responsabilidades futuras de uma fiel mulher, esposa, mãe e líder da Igreja. Ele a prepara para receber o Reconhecimento das Moças” (Guia para Pais e Líderes dos Jovens, p. 15).  
Em 1869 Brigham reuniu suas filhas e formou a Young Ladies’ Department of the Cooperative Retrenchment Association [Divisão de Moças da Associação de Resguardo Mútuo].
Ao longo dos anos as moças têm tido a oportunidade de fazer e alcançar metas.
Em 1915, toda jovem acima de 14 anos de idade era considerada uma Abelhinha até passar para a Sociedade de Socorro. Não havia Meninas-Moças, Gleaners [Respigadoras] ou Lauréis. (Só depois de 1934 as garotas de 12 e 13 anos passaram a fazer parte da Associação de Melhoramentos Mútuos.) Nessa época a Igreja instituiu o primeiro programa oficial de realizações para as moças.
Na década de vinte, toda jovem que pertencia a Young Ladies Mutual Improvement Association [Associação de Melhoramentos Mútuos das Moças] era chamada de abelhinha, independentemente da idade. Elas eram organizadas em grupos chamados “enxames” e suas líderes eram chamadas Guardiãs de Abelhas.
Ao entrar para o programa das Abelhinhas, toda jovem tinha que decorar o Espírito da Colmeia, o lema das Abelhinhas: “Por minha honra, todos os dias terei fé, buscarei conhecimento, cuidarei de minha saúde, honrarei minhas qualidades femininas, perceberei a beleza, saberei trabalhar, amarei a verdade, experimentarei a grata alegria de servir e serei feliz”.
O programa das Abelhinhas tinha três níveis: Operárias da Colmeia, Coletoras de Mel e Guardiãs das Abelhas. Para alcançar cada um dos níveis, as moças precisavam cumprir de 14 a 16 requisitos fundamentais e mais 36 requisitos de sua própria escolha. Houve época em que as moças podiam escolher dentre 373 requisitos. Veja alguns exemplos desses requisitos:

  • Cuide de uma colmeia de abelhas durante um certo período de tempo e aprenda sobre seus hábitos.
  •  Durma ao ar livre ou com as janelas totalmente abertas.
  •   Durante três meses consecutivos, abstenha-se de doces, sorvetes, bebidas industrializadas e gomas de mascar.
  •   Arranque ervas daninhas, etc. de dois m² de terra.
  •   Cuide de pelo menos dois lampiões de querosene por dia.
  •    Sem ajuda ou orientação de ninguém, cuide e arreie um par de cavalos pelo menos cinco vezes; por uma vez, ande 130 quilômetros a cavalo.
  •  Identifique doze tipos de renda e diga o preço e o uso adequado de cada uma delas.
  • Durante duas semanas mantenha a casa sem moscas ou mate pelo menos 25 moscas diariamente.

Na década de 60, alguns dos requisitos para ganhar emblemas para o lenço das Abelhinhas incluíam:

  •          Esforce-se para ter seu sono de beleza de nove horas toda noite durante um mês. Torne-o um hábito!
  •              Aumente sua auto-estima procurando manter uma boa postura (ao sentar-se, levantar-se e andar).
  •        Ser bem educada é a marca de uma dama. Pratique ser atenciosa e bem educada no lar. Aprenda a aceitar ordens de maneira graciosa. Tente aperfeiçoar-se de forma consciente.
  •         Torne a hora do jantar agradável ajudando todos os membros da família a terem boas maneiras à mesa.

·         Ao longo dos anos, as classes, os requisitos e os prêmios mudaram de maneira considerável. Hoje em dia, é mais provável que as moças preparem uma refeição para a família, cuidem do irmão mais novo, leiam as escrituras diariamente ou aprendam uma música ao piano. Contudo, o objetivo de aprender para tornar o mundo um lugar melhor por meio do serviço e do autoaperfeiçoamento manteve-se o mesmo por toda a história da organização das Moças!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...